Dezembro
seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sab.
dom.
4
11
18
25
5
12
19
26
6
13
20
27
7
14
21
28
1
8
15
22
29
2
9
16
23
30
3
10
17
24
Home  > O Que Visitar > Património e Turismo – Percursos -- Circuito Turístico em Moura - Praça Sacadura Cabral
Património e Turismo – Percursos -- Circuito Turístico em Moura - Praça Sacadura Cabral


Estamos no centro da cidade. Uma praça Agradável, ampla, salão de quem nos visita, colorida com as suas esplanadas soalheiras é ponto de chegada e de partida.

Foi Praça Conselheiro Vargas, Ministro das Obras Públicas que ordenou a construção do troço da linha de ferro Pias-Moura e, também, Praça do Município, antes de ter o nome actual. Esta Praça, foi arborizada em 1922 e beneficiou de arranjos em 1934. As palmeiras ali existentes foram arrancadas em Fevereiro de 1935. O aspecto actual deve-se ao projecto do Engº Barata da Rocha, cujas obras datam de 1965.

Espreitemos a Rua 1º de Dezembro, antiga Rua das Flores, descansa a alma passear e prepara-nos os sentidos para os sabores do Alentejo.

Ao fundo, o Jardim Dr. Santiago onde tudo lembra a lenda da moura Salúquia. Paragem obrigatória para se refrescar na esplanada, apreciar a natureza, ouvir a algazarra das crianças no parque infantil. Pode ainda deliciar-se com a vista e espreitar as Piscinas Municipais descobertas, o Pátio dos Rolins e as Termas de Moura. Ao sair do Jardim encontrará a Igreja de S. João Baptista, o Pelourinho, o Cine-Teatro Caridade, a Fonte das Três Bicas e logo ali o Castelo.

Nesta área estão disponíveis alguns serviços como a Câmara Municipal, Repartição de Finanças, Junta de Freguesia de S. João Baptista, Biblioteca Municipal. Mais abaixo a Ludoteca, o Museu Municipal e os Serviços de Segurança Social na antiga Casa do Povo.