Agosto
seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sab.
dom.
7
14
21
28
1
8
15
22
29
2
9
16
23
30
3
10
17
24
31
4
11
18
25
5
12
19
26
6
13
20
27
Home  > O Que Visitar > Património e Turismo – Percursos - Circuito Turístico em Moura – Rua 5 de Outubro
Património e Turismo – Percursos - Circuito Turístico em Moura – Rua 5 de Outubro


Repare agora nas diferenças das ruas e dos próprios edifícios, estas são mais largas e os edifícios são agora, na sua maioria, de dois pisos. Observe as cantarias, as decorações em estuque, as estatuetas, as grades em ferro forjado das sacadas, e as decorativas chaminés.
Na praça Gago Coutinho, aprecie o jardim e os edifícios em sua volta, como o Hotel de Moura (antigo convento de S. João de Deus) e a igreja de Santo Agostinho (século XVI).
Ainda antes de atravessar o arco do Visconde (título do antigo proprietário do edifício em que se integra a estrututura), tem à sua esquerda, na Rua João de Deus, o Museu do Lagar de Varas do Fojo.

Imóvel de interesse público desde 1986, o Lagar de Varas do Fojo, como é denominado, evoluiu do sistema romano de produção de azeite. O registo do imóvel data de 1810, e teve um período de funcionamento activo até 1941. Este lagar é testemunho fiel do fabrico do azeite sem recurso a máquinas, mantendo toda a tradicionalidade, em que a mola propulsora era a força animal. A sua autenticidade e o seu estado de conservação fazem com que o Lagar de Varas do Fojo seja um exemplo raro na Península Ibérica. Consciente da necessidade de preservar essa realidade e no âmbito de uma velha tradição, a Câmara Municipal depois do restauro promovido pelo Instituto Português do Património Arquitectónico, tornou-o acessível ao público, o que vai permitir às gerações vindouras conhecer as antigas técnicas de produção de azeite, assim como salvaguardar a própria identidade socio-cultural.
Já longe do centro histórico da cidade, encontramos o jardim da Porta Nova, neste amplo jardim podemos encontrar um “campo de malha” onde os homens se juntam e convivem aos fins de tarde para praticar jogos tradicionais.