Agosto
seg.
ter.
qua.
qui.
sex.
sab.
dom.
7
14
21
28
1
8
15
22
29
2
9
16
23
30
3
10
17
24
31
4
11
18
25
5
12
19
26
6
13
20
27
Home  > Metodologia > Planeamento
Planeamento


Na fase de elaboração temos como principal objectivo construir uma documentação completa que servirá como guia para os participantes do projecto, comunicando as estruturas de tudo que será desenvolvido de forma clara, precisa e objectiva. Além disso, nesta fase planeamos o projecto, definimos a equipe responsável, e o prazo final das fases subsequentes. São realizadas as seguintes actividades:

Design
Actividade realizada pelo Designer do projecto onde é definido todo o aspecto do Site, obedecendo sempre critérios de Navegação e Usabilidade.
Nesta actividade temos ainda a participação do Gestor de Projecto e do cliente. Cada layout desenvolvido deve ser aprovado pelo cliente, caso a solução gráfica apresentada não seja aprovada, são concebidos outros que são novamente submetidos a aprovação do cliente. A apresentação dos designs é sempre feita pelo Gestor responsável pelo projecto.

Análise e Modelagem do Projecto
Visualizar, especificar, e documentar o projecto sob várias perspectivas, eis o objectivo desta actividade. Realizada pelo Analista de Sistemas do projecto, nesta fase são descritas com detalhes todas as informações técnicas do sistema. A meta é produzir um documento que seja capaz de comunicar a todos os participantes do projecto tudo que terá de ser feito, com facilidade e sem dar margem a falhas de interpretação. Servindo assim como um guia para as fases posteriores do projecto.
Assim são aqui descritas todas as páginas, formulários, processos, classes, objectos, métodos, componentes e tabelas que constituem o sistema. Descrevendo o projecto sob diversas aspectos que são:
• Estrutura – Páginas, Classes, Métodos, Tabelas...
• Comportamento – Processos, Estados do Processo...
• Arquitectura – Servidores, Base de Dados, Ficheiros, Componentes...


Nesta actividade utilizamos a Linguagem de Modelagem Unificada, mais conhecida como UML (Unified Modeling Language)*. Linguagem visual que assegura o desenvolvimento do projecto inteiramente orientado a objectos. Para além disso utilizamos técnicas de Engenharia de Software que dividem o sistema em camadas assegurando um código mais claro e consequentemente facilitam posteriores manutenções que por ventura sejam necessárias no sistema. São elas:
• Camada de Apresentação
• Camada de Negócio
• Camada de Base de Dados

*UML – Unified Modeling Language (www.rational.com/uml)


Constituição da Equipa
Com o projecto inteiramente documentado temos pela frente a tarefa de compor a equipe que será responsável pelas fases subsequentes, levando sempre em consideração o prazo estabelecido inicialmente com o cliente.
O Analista de Sistemas do Projecto, com o término da primeira fase, é responsável por calcular um prazo estimado em quantidade de dias úteis para execução do restante do projecto. Com este número em mãos o Gestor responsável pode alocar os recursos de acordo com as necessidades do projecto e o prazo de entrega definido com o cliente.

O quadro seguinte detalha todas as funções que caracterizam os componentes de uma Equipa:

 FunçãoActividades
Gestor de Projecto
 - Coordenar e Motivar a Equipa
- Zelar pelo Cumprimento dos Prazos
- Desenvolver o Cronograma de Trabalho
- Distribuir as Actividades
- Acompanhar o Desenvolvimento do Projecto
- Obter informações com o Cliente
- Apresentar Resultados ao Cliente

Analista de Sistemas
 - Modelar o Projecto em UML
- Acompanhar o Desenvolvimento do Projecto
- Calcular os Prazos Preliminares
- Obter Informações com o Cliente

Programador
- Implementar o projecto de acordo com as Especificações UML
- Calcular os Prazos
- Cumprir os Prazos
- Desenvolver o Design do Projecto
- Entregá-lo ao Programador Responsável pela Implementação
- Definir todas as questões relevantes no que diz respeito ao visual do projecto. Ex.: Tipos de Letra, Tamanho, Cores etc...

Designer- Desenvolver o Design do Projecto
- Entregá-lo ao Programador Responsável pela Implementação
- Definir todas as questões relevantes no que diz respeito ao visual do projecto. Ex.: Tipos de Letra, Tamanho, Cores etc...

Produtor de Conteúdos
- Investigar, Produzir Textos para Publicação no Site em Extensão definida com o Cliente